CUPOM DE$CONTO HOJE 21/09/2020

Dia do consumidor: tudo que você precisa saber

Também conhecido como a Black Friday brasileira, o dia do consumidor que foi criado no ano de 2014 acontece todo ano desde então no dia 15 de março

A data foi criada pelas lojas de varejo com o objetivo inicial de atrair um maior número de clientes e aumentar os ganhos que tem uma queda natural depois do natal e só voltariam a subir em maio com a Chegada do dia das mães.

Porém a data ganhou um significado maior quando as organizações de defesa do cliente se juntaram para relembrar alguns direitos que muitos vezes os consumidores acabam esquecendo e tornar mais justo o processo de compra e venda, para mostrar isso melhor fizemos uma lista com pequenos direitos e deveres que as pessoas esquecem mas que são fundamentais.

1. Informação clara

O Código de Defesa do Consumidor estabelece que produtos e serviços devem oferecer informação com especificação correta de quantidade, características, composição, qualidade, tributos incidentes e preço, bem como sobre os riscos que apresentem. Ou seja, se você tem dúvidas sobre o que está comprando, pergunte e exija respostas claras.

2. Reclamar no prazo

Se você comprar um bem não durável, como uma comida, você tem direito a reclamar em até 30, em caso de bem duráveis, como móveis e roupas, esse prazo aumenta para 90 dias desde que seja constatado que existe um defeito que não aconteceu por mal uso.
3. Solução em 30 dias.
Depois que uma reclamação foi feita a empresa tem 30 dias para solucionar o problema, caso esse prazo estoure você pode pedir um produto novo ou até mesmo seu dinheiro de volta.
Lista com 10 direitos e deveres que as pessoas esquecem mas que são fundamentais
1. Informação clara
2. Reclamar no prazo
3. Solução em 30 dias.
4. Aumento de preço justificado.
5. Nada de constrangimento.
6. Pode desistir da compra
7. Não pague quando for viajar.
8. Passagens podem durar 1 ano.
9 . A responsabilidade é do estacionamento.
10. Gorjeta é opcional.
4. Aumento de preço justificado.
Nenhuma empresa pode aumentar seus preços como bem entender e nem cobrar um valor mínimo antes de deixar que o cliente pague com cartão de crédito ou débito, fique de olho pra não ser enganado.
5. Nada de constrangimento.
É um direito do consumidor ser tratado com respeito, se você passar por constrangimento ou algum tipo de cobrança vexatória procure a justiça e faça valer os seus direitos e se você for cobrado em um valor indevido, você tem direito a reembolso no valor do dobro da cobrança excessiva.
6. Pode desistir da compra
Em caso de compras pela Internet a lei diz que o cliente pode desistir da compra e ter o dinheiro de volta sem pagar nenhuma taxa, desde que essa desistência aconteça em até sete dias, o motivo é que a lei entende que o cliente não teve contato físico com o produto.
7. Não pague quando for viajar.
Todo cliente tem o direito de pedir. Suspensão de serviços como fornecimento de Internet ou TV por assinatura, e ainda de serviços telefônicos por um período de 30 até 120 dias sem pagar nada por isso, quando você for viajar não precisa se preocupar com as contas destes serviços se acumulando sem que você esteja usando, cada cliente pode pedir a suspensão apenas uma vez por ano em cada serviço e não tem custo para reativar mas. Guarde o nome do protocolo pro caso da empresa querer cobrar indevidamente.
8. Passagens podem durar 1 ano.
Se você comprou uma passagem de ônibus e não vai poder embarcar na hora marcada, não se preocupe, avise a empresa responsável até no máximo 3 horas antes da hora marcada na passagem e pronto, você pode remarcar sua passagem para qualquer dia e horário Durante um ano, mas se você quiser o dinheiro de volta, a empresa prestadora de serviço tem um prazo de 30 dias.
9 . A responsabilidade é do estacionamento.
Você já viu uma placa dizendo não nos responsabilizamos por itens deixados no veículo elas estão espalhadas pela maior parte dos estacionamentos do Brasil, mas adivinha só?, o estacionamento tem sim responsabilidade, então guarde o ticket pro caso de sofrer algum furto ou avaria.
10. Gorjeta é opcional.
Você não tem obrigação de dar gorjeta, o estabelecimento pode colocar na nota o valor, mas tem que manter separado e graças a uma lei de 2017 o valor das gorjetas agora tem que ser incluído nos ganhos salariais, então se você escolher pagar vai ter certeza que o valor vai chegar nas mãos do garçom.
Depois de todas essas dicas só falta o mais importante, cair nas compras com direitos justos e aproveitar ao máximo.Se gostou deste artigo e quer enviar para seus Grupos e Amigos no WhatsApp Clique Aqui e Envie no seu WhatsApp.

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