Ela é opcional, e pode ser encontrada tanto em postos de saúde quanto em clínicas particulares.

Através do Sistema Único de Saúde (SUS), esta vacina é disponibilizada para um determinado público-alvo, durante a campanha nacional de vacinação.

Neste grupo prioritário fazem parte mulheres gestantes, ou que geraram um filho até 45 dias depois do parto, idosos, crianças, profissionais de saúde, indígenas, doentes crônicos, pessoas que possuem alguma restrição à liberdade e professores.

Para quem não está entre estes grupos, é possível tomar a vacina na rede particular de saúde.

Existem alguns indicadores de alguém que pode optar pela vacinação. Se você está com alguma dúvida, neste texto, vamos explicar sobre quando é o momento certo para tomar a vacina da gripe.

Quem pode se complicar com a doença

Para estas pessoas com menos de 65 pessoas, se tiverem algum fator complicador ao pegar uma gripe, elas são consideradas no grupo de alto risco. Incluem-se nele: crianças com idade até 5 anos e adultos que possuem doenças cardiovasculares crônicas, exceto para a hipertensão arterial. Quem tem problemas pulmonares também deve tomar a vacina.

Também se recomenda a vacinação para quem porta alguma doença metabólica, como diabetes, insuficiência renal, obesidade mórbida, doença hepática crônica, dentre outras.

Estão no grupo de alto risco pessoas com imunossupressão, o que inclui a causada pela infecção do vírus HIV, além do uso de remédios ou transplante. Além disso, participam do grupo de risco portadores de distúrbios ou doenças com alguma disfunção cognitiva, como demência ou síndrome de Down.

Recomenda-se a vacina para quem tem potencial de transmissão da doença para os grupos de alto risco.

Este grupo inclui a presença de funcionários de centros de saúde, lares de idosos, centros de atenção a pessoas com doenças crônicas, ou então fornecedores de atendimento residencial para quem está no grupo de risco de infecção ou idosos. E isso vale também para as pessoas que residem junto a membros do grupo de risco devido a um determinado problema clínico.

Quais são os outros grupos com direito de receber a vacina?

Quem trabalha com serviços públicos essenciais também tem a recomendação de tomar a vacina para combater a gripe. Isso vale para forças e corpos de segurança do Estado, bem como serviços de proteção civil.

Inclui-se neste grupo quem trabalha com serviços de emergência médica, bem como em instituições penitenciárias, além de outros centros de detenção.

Além disso, participa deste grupo quem entra em contato com aves com suspeita de infecção pelo vírus da gripe aviária, que possui alto grau de patogenicidade.

E isso vale principalmente para quem é diretamente envolvido nos esforços para o controle e erradicação da doença, ou vive em granjas, onde há a suspeita de surtos da doença.

Vale lembrar que todo mundo pode tomar a vacina, desde que não tenha alguma contraindicação.

O que é importante determinar se você está nos grupos específicos para receber a vacina pelo SUS, ou se terá de procurar um consultório particular.
Segundo a Wikipedia: Gripe é uma doença infecciosa provocada por diversos vírus ARN da família Orthomyxoviridae e que afeta aves e mamíferos. Os sintomas mais comuns são calafrios, febre, rinorreia, dores de garganta, dores musculares, dores de cabeça, tosse, fadiga e sensação geral de desconforto. Em crianças pode ainda provocar diarreia e dores abdominais. Embora seja frequentemente confundida com a constipação, a gripe é uma doença mais grave provocada por um tipo de vírus diferente.
Se gostou deste artigo e quer enviar para seus Grupos e Amigos no WhatsApp Clique Aqui e Envie no seu WhatsApp.
Logomarca Cupom Desconto Hoje

O que procura?

Busque pelo nome de um PRODUTO desejado: Ex:Iphone - Notebook - Smartphone - Tenis - Cosmeticos - Frete Grátis - Primeira Compra

Cupons de Descontos Atualizado todos os Dias!

Cupons de Descontos Atualizado todos os Dias!

➤ Publicidade

➤ Menus

➤ Publicidade

CupomDescontoHoje.com.br é administrada por Megabird Serviços Internet Ltda © 2010 - 2024.
Todos os direitos reservados. Megabird - Com sede na cidade de Curitiba Pr. Inscrita no CNPJ sob o nº 12.975.999/0001-73. (0.06 )